quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Nos tempos em que a navegação pela Lagoa dos Patos era algo comum

No início dos anos 40 a navegação, fluvial, lagunar e marítima, era um dos meios de transporte mais utilizados pela população gaúcha, ao lado do trem e, para quem podia e tinha coragem de encarar, a aviação comercial. Naquela época o centro de Porto Alegre era a área mais frequentada e nobre da cidade, concentrando os grandes cinemas, os bares da moda, os restaurantes e os magazines comerciais. No cais do porto - naturalmente ainda sem o muro da Mauá, construído na década de 70  -  passageiros embarcavam em diferentes navios, rumo a todas as capitais e principais cidades costeiras brasileiras, e até mesmo para a Europa, América Latina e Estados Unidos. Para Pelotas e Rio Grande o meio de viagem mais utilizado eram os pequenos navios a vapor de várias companhias de navegação aquática, com destaque para a Navegação Cruzeiro do Sul, conforme vemos neste anúncio da Revista do Globo do verão de 1941. A viagem durava mais de 20 horas para o porto de Rio Grande, via Lagoa dos Patos, com direito a restaurante a bordo e cabines de pernoite.

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