segunda-feira, 1 de abril de 2019

Primeiro Circuito de Câmbio de Porto Alegre abriu neste sábado, no Parque Ararigbóia

O Câmbio é um vôlei mais "democrático", com regras que podem ser alteradas no decorrer da partida.
Voltado a idosos, tem importância fundamental para a saúde e no combate ao sedentarismo da Terceira Idade.

Esta primeira rodada do Circuito reuniu cerca de 80 idosos


Neste sábado, 30, durante todo o dia, o ginásio do Parque Ararigbóia (rua Felizardo Furtado) foi palco do Primeiro Circuito de Câmbio da Cidade de Porto Alegre, reunindo bom público assistente nas arquibancadas, o qual conferiu esta nova modalidade ser apresentada oficalmente. O Câmbio é voltado para pessoas com mais de 60 anos, e permite mudar as regras do jogo - feito com as mãos, como o vôlei - no decorrer da partida. Participaram desta primeira etapa - no final do ano haverá o ganhador do título municipal - centros desportivos de Porto Alegre, tais como o Ramiro Souto (Redenção), o CEPRIMA (Primeiro de Maio), o CECORES (Restinga), o SESC da Protásio Alves e o Ginásio Tesourinha, além, é claro, do time do Ararigbóia. O tempo bonito, com sol e céu azul, ajudou. 
PREVENIR DOENÇAS - A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, cuja titular da pasta é a vereadora Comandante Nádia, que se disse feliz com a iniciativa, considerando-a "muito importante para os idosos". Já o diretor de Esporte, Recreação e Lazer, Rodrigo Kandrick, ressaltou que "investir em esporte é diminuir as filas dos postos de saúde, é evitar doenças ligadas ao sedentarismo e ao abandono que muitos idosos sofrem".

SONHO REALIZADORepresentando o Conselho Municipal do Idoso, o professor José Paulo Giacomoni, participante e idealizador do projeto, defende a iniciativa como uma forma de garantir um envelhecimento saudável e ativo, melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa, realizando a troca de experiências e dinamizando as relações sociais. “Eu tinha o sonho de ver em Porto Alegre um evento como esse e finalmente se realizou. Tenho certeza de que vamos ter muitas outras edições, por muitos anos”, revela.  
O presidente da Federação Gaúcha de Esportes Adaptados para Idosos e da Associação Comunitária do Parque Ararigboia, José Albino Maciel, diz ser fascinado pelo Câmbio. “A qualidade de vida que a gente adquire é impressionante. Muita gente recuperou sua saúde depois que começou a praticar essa atividade”, informa. 
O vereador Alvoni Medina, criador do projeto de lei que tornou o câmbio um esporte símbolo da pessoa idosa, afirma que a atividade física é de extrema importância para essa população, pois proporciona momentos de lazer e interação entre as pessoas. “É notável a alegria deles ao se relacionarem uns com os outros por meio do esporte”, diz. 
Estiveram presentes no torneio atletas do Centro Comunitário da Restinga (Cecores), Centro da Comunidade Primeiro de Maio (Ceprima), Sesc Campestre, Ginásio Tesourinha, Parque Ramiro Souto e do próprio Parque Ararigbóia.
Câmbio - É um esporte com regras parecidas com a do vôlei, porém adequadas para facilitar o jogo a pessoas idosas. A Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para Idosos estima que, em todo o Estado, mais de 5 mil pessoas são adeptas a essa atividade física. É reconhecido pelas câmaras legislativas do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre.
Comandante Nádia, vereadora e secretária municipal

Nenhum comentário: